Transplante de útero vs. Barriga de aluguel
O transplante uterino é um know-how(saber-como)da medicina moderna. Até o momento, já foram realizadas 73 operações no mundo para transplantar esse órgão em mulheres que sonham ter e dar à luz um filho, mas não têm essa oportunidade.
Para entender o porque estamos comparando o transplante uterino com a barriga de aluguel precisamos responder à pergunta de quem usa esses dois serviços. Via de regra, são casais sem filhos onde uma mulher não pode ter filhos. E na maioria das vezes esse motivo reside na cirurgia realizada para remover o útero ou anomalias congênitas no desenvolvimento do útero,se esse casal quiser ter filhos, ela tem duas opções: transplante de útero ou barriga de aluguel. Neste artigo, veremos os benefícios e recursos de cada um desses serviços.
O custo
O transplante de útero é uma operação complexa e, consequentemente cara. O seu custo é de 60 mil euros, enquanto os custos não são cobertos pelo seguro de saúde, uma vez que a operação não é considerada vital. Em alguns casos, por exemplo, na Alemanha, a operação é aprovada por uma comissão especial de ética ou seja, de muitas mulheres, apenas algumas são levadas.
Barriga de aluguel também não é um prazer barato. Um especialista da Biotexcom disse que na Ucrânia este serviço custa cerca de US $ 60-70 mil. Isso inclui a taxa da mãe de aluguel, o procedimento para colocar material biológico no útero de uma mulher, o suporte médico que a mulher recebe durante a gravidez, o parto, todos os exames necessários e a documentação que acompanha após o nascimento da criança, custos de transporte e muito mais.
Assim, ambos os serviços são bastante caros e seu custo é quase o mesmo.
Disponibilidade
Nem todos os países permitem barriga de aluguel. Entre os países onde este serviço é legal estão os EUA e a Ucrânia. Ao mesmo tempo, nos EUA, o custo do serviço é várias vezes superior e por isso que casais estrangeiros vêm de todas as partes do mundo para a Ucrânia em busca de uma mãe substituta para seu futuro bebê.
O transplante de útero é realizado em todos os países, a diferença está apenas no preço. Mas a operação tem várias limitações. Por exemplo, o transplante é realizado apenas até 38 anos, enquanto os casais mais velhos podem usar o serviço de barriga de aluguel.
Durante a pandemia global de coronavírus, que literalmente paralisou todas as áreas, vida, as operações planejadas de transplante uterino foram temporariamente suspensas. Enquanto as crianças sob o programa “Barriga de aluguel” continuaram a nascer.
Por exemplo, no período de março a julho, nasceram 46 bebês no âmbito do programa “Maternidade substituta” da Biotexcom, muitos esperados pelos pais espanhóis, Argentina,Holanda, Alemanha e outros países. Durante o bloqueio, quando os voos foram cancelados e os pais estrangeiros não puderam vir à Ucrânia, as crianças foram colocadas no Hotel Venice em Kiev, onde receberam cuidados adequados e sua saúde foi monitorada. Antecipando uma reunião cara a cara, mães e pais se comunicavam com seus filhos via Skype. Os diplomatas ucranianos e o Provedor de Justiça envidaram todos os esforços para que os pais pudessem ver e levar para casa os seus filhos o mais rapidamente possível. Assim, 46 famílias felizes, após o fim da quarentena, puderam chegar à Ucrânia e voltar para casa com seus bebês, que, no sentido literal da palavra, se tornaram “tão esperados” por eles.
Rochas subaquáticas
Se falamos de transplante uterino, infelizmente, uma operação cara não é uma garantia 100% de que uma mulher poderá ter um filho após a operação. Em primeiro lugar, ao transplantar um órgão há sempre o risco de sua rejeição. Em segundo lugar, como qualquer operação, esta também pode ter suas complicações. Das 73 mulheres para as quais o útero foi transplantado, apenas 21 conseguiram dar à luz, ou seja, uma família pode pagar muito dinheiro, mas não obter o resultado desejado – a mulher ainda não conseguirá ter e dar à luz um filho.
As tecnologias modernas e o sistema de seleção de mulheres para barriga de aluguel dão quase 100% de resultados positivos.
O sistema de seleção de mulheres também é garantia de resultado positivo. Como disse Ksenia especialista em seleção e apoio a mães de aluguel na Ucrânia, nem todas as mulheres podem participar do programa. A seleção leva em consideração o estado de saúde, idade, peso e outros parâmetros que permitem dar à luz um bebê saudável sem prejuízo para a saúde da mulher e com garantia de autorização positiva para o parto em 100% dos casos.