
Como se preparar emocionalmente para o uso de óvulos de doadora
Para muitos casais, o diagnóstico de “infertilidade” antigamente soava como uma sentença. No entanto, hoje em dia, as tecnologias reprodutivas modernas oferecem a chance de se tornar pais, mesmo para casais que enfrentam diagnósticos complicados. O uso de óvulos doados é um desses caminhos. Mas, antes de tomar essa decisão, também é importante se preparar emocionalmente e psicologicamente para começar este programa.
Aceite essa escolha
Os óvulos doados são uma oportunidade de receber o maior presente da vida — um filho. Pense no programa de doação como uma união entre a ciência e seu desejo ilimitado de ser pai ou mãe. Sim, você não transmitirá seus próprios genes ao usar óvulos de doadora, mas seu cuidado, criação e amor são o mais importante que você pode oferecer ao seu futuro filho.
Quanto mais informações, mais compreensãoa
Antes de tomar uma decisão, informe-se o máximo possível sobre qual programa médico é o mais adequado para você, levando em consideração seu diagnóstico. Os representantes do centro BioTexCom estão sempre à disposição para orientá-lo e responder a todas as suas perguntas — médicas, jurídicas e financeiras.
Converse sobre seus sentimentos
Não há nada de errado em ter dúvidas ou medos — eles são totalmente normais. Fale sobre isso com seu parceiro. Perguntem um ao outro: “O que significa ser pais para nós? Estamos prontos para o programa de FIV com óvulos de doadora?”. Você também pode encontrar mulheres que já passaram por um programa semelhante e que podem compartilhar sua experiência e emoções com você.
Veja a doadora com gratidão
A doadora de óvulos é uma pessoa que voluntariamente oferece uma chance de uma nova vida para aqueles que, por razões médicas, não conseguem engravidar de forma natural. Não se preocupe com o fato de que a participação da doadora na concepção do seu filho de alguma forma afetará sua vida, pois o programa de doação de óvulos na BioTexCom é anônimo.
Não tenha medo da genética
Você pode se preocupar com a forma como a genética da doadora afetará seu filho. Mas lembre-se de que a criação é o “código genético” principal que você transmite ao seu filho. Seus valores, hábitos e atitude em relação ao mundo formarão seu filho mais do que os genes. E no que diz respeito aos genes, a BioTexCom seleciona e verifica cuidadosamente os candidatos à doação — isso inclui exames médicos detalhados, avaliação psicológica da doadora e testes para detectar doenças genéticas.
Esteja aberto à ajuda
Se o sentimento de incerteza persistir, não hesite em procurar um psicólogo ou participar de grupos de apoio, além de se comunicar em fóruns temáticos. Ouvir as histórias de outras pessoas que já passaram por esse caminho pode ser não só útil, mas também tranquilizador.
Cada família é especial à sua maneira. Não existe um único roteiro perfeito para a maternidade. Sua história será única, assim como você. O mais importante não é a forma como você se torna pai ou mãe, mas o amor que você oferece ao seu filho.