Quanto custa a barriga de aluguel na Ucrânia, a entrevista com o proprietário da Biotexcom
Na segunda parte da entrevista no Delo.ua, Albert Tochilovsky, proprietário da clínica de medicina reprodutiva da Biotexcom, fala sobre o processo de busca de mães de aluguel, os custos e o motivo pelo qual não há medo de avanços na doação de óvulos em microônibus.
Conte-nos sobre as maneiras de procurar mães de aluguel e doadoras de óvulos.
Existem empresas intermediárias especiais trabalhando na Ucrânia. Muitas vezes, as mesmas empresas estão envolvidas na seleção de pessoal. Eles lidam com publicidade no campo da barriga de aluguel e doação de óvulos. Agora, este é, de fato, o problema mais sério. A Biotexcom não tem problemas com os clientes, 99% das pessoas na fila para tratamentos são estrangeiros, é extremamente difícil incluir os ucranianos na lista de clientes. Tudo isso foi feito graças à nossa boa reputação alcançada devido à eficiência do nosso trabalho, pois anteriormente ocupávamos cerca de 90% do mercado. É claro que agora a reprodutologia é um setor da moda; assim, cerca de 50 a 70 clínicas já apareceram no país, mas ainda estamos liderando e estabelecendo tendências.
Há uma grande concorrência no mercado de doação de óvulos. A Ucrânia está apenas dando os primeiros passos, mas já somos líderes na Itália e acho que a maioria dos clientes de outros países também virá até nós. Mas existe uma competição industrial entre a Ucrânia e países como Espanha, República Tcheca, Chipre e Eslováquia. Especialmente, em relação aos últimos – existem mais clínicas de doações em Brno do que em Kiev. É muito difícil competir com os especialistas que têm 30 anos de história, mas somos capazes de fazer isso. E o mundo reconhece que a Ucrânia está mostrando bons resultados em reprodutologia. É uma pena que outras indústrias, por exemplo, oncologia, estão morrendo. A qualidade dos serviços médicos não está melhorando. Mesmo nosso povo de posição mais alta, como parlamentares e funcionários, não confia no setor médico ucraniano; portanto, você pode imaginar como é difícil convencer os estrangeiros a confiar nele.
É necessário desenvolver o turismo médico. A reprodutologia atingiu um nível mais alto na Ucrânia, enquanto a Turquia e a Bielorrússia são muito boas em transplantologia.
Biotexcom construiu uma boa reputação, talvez você possa se tornar uma força motriz em outros setores médicos e abrir a Ucrânia para o turismo médico?
Depois que o escritório do procurador nos territórios ocupados decidiu tirar meus negócios, começamos a distribuir nossos empreendimentos territorialmente. Agora, trabalhamos com células-tronco e abriremos um centro biotecnológico europeu em Leipzig. Um prédio já foi comprado e será uma grande empresa.
Veja bem, trabalhar aqui pode ser assustador para as pessoas, especialmente depois de sete tentativas de me colocar em um centro de detenção. Fui acusado de traficar milhares de bebês ucranianos no exterior, as autoridades fizeram investigações para outros países, mas as respostas foram que as crianças têm um parentesco genético com seus pais estrangeiros. Esse hype é frequentemente gerado para justificar a ganância das autoridades, eles só querem acabar com esse negócio, mas isso só piorou a imagem da medicina ucraniana entre os países europeus. Então eles perceberam que possuímos escritórios de representação em todos os países europeus e, se removerem os negócios, esse setor desaparecerá. Não haverá nada além dos prédios e pessoas das empresas sem seus locais de trabalho. Então eles decidiram me designar como gerente e receber metade do lucro. Para esse fim, eles queriam me colocar na cadeia. Normalmente, o gabinete do procurador consegue isso com outras pessoas, mas elas enfrentam sérias resistências, muitas organizações públicas se levantaram para nós, então os tribunais pediram um depósito em vez de me prender. Escrevemos uma declaração sobre a perseguição ao Departamento de Investigação do Estado, enviamos os documentos anexados para lá, mas os casos estão voltando para encerrar o caso.
Graças a Deus, um novo governo tomou posse e as coisas melhoraram, a pressão diminuiu. Então, arriscamos e iniciamos a construção de um centro de acidente vascular cerebral em células-tronco em Kiev. É difícil prever o que acontece a seguir, a situação política influencia 90% dos eventos do país. Se as promessas do novo governo forem cumpridas, teremos uma chance de desenvolvimento. Caso contrário, morreremos da globalização junto com os outros países.
A globalização é como uma escada rolante. Se descer, você precisa subir. Se você parar, você será levado.
A propósito, o mundo está se desenvolvendo tão rápido que até eu tenho medo. Algo novo é produzido todos os dias. E todo mundo está trabalhando duro. No entanto, a Ucrânia, como a Rússia, interrompeu seu progresso. Nossos vizinhos do norte pensam que sobreviverão às custas de hidrocarbonetos e, por sua vez, consideramos a sobrevivência às custas da agricultura. No entanto, morreremos sem modernização, parasitar na Terra está errado.
Você sabe que Ahmed Zaki Yamani, ex-ministro de Petróleo e Recursos Minerais da Arábia Saudita, disse que a era do petróleo não terminará por falta de petróleo, como a Idade da Pedra terminou não por falta de pedras. Portanto, devemos seguir em frente, sim, cometemos erros, mas não devemos ter medo deles. Se existem algumas questões morais, devemos lidar com elas.
Na verdade, eles já surgiram – lembre-se das crianças chinesas geneticamente modificadas Lulu e Nana, que foram criadas por He Jiangkui.
Portanto, é necessário reunir-se em uma mesa redonda para discutir essas questões sem medo da censura da sociedade. 90% das decisões da sociedade estão erradas. As pessoas percebem a essência dos eventos em 30 anos, quando não há como mudar nada. Deputados falantes, por exemplo, se orgulham da indústria automobilística ucraniana, enquanto preocupações mundiais como Rolls-Royce, Bentley, Volvo fracassam. Os magnatas japoneses estão em pânico, preocupações européias como BMW ou Mercedes não entendem qual caminho seguir adiante, à medida que novas empresas avançadas apoiadas por países com volume de negócios de trilhões aparecem. Quem precisa de Slavuta * neste mundo? [* Empresa automobilística ucraniana].
Novas esferas estão surgindo e é uma chance de competir por elas. Infelizmente, toda coisa nova causa medo. Bem, poderíamos competir em biologia.
Para reforçar suas palavras – qual é a porcentagem de crianças in vitro na Europa?
Nos anos 70, quando o processo havia acabado de começar, supunha-se que o número de crianças seria pequeno. É como nos celulares – todos os principais analistas disseram que os celulares eram muito caros e que apenas 100.000 pessoas podiam pagar. Mas qual é a situação hoje em dia? Todo mundo tem um computador de bolso.
O mesmo vale para a fertilização in vitro. De acordo com as estatísticas atuais, existe toda décima criança in vitro na Europa. E alguns especialistas dizem que cada terceiro filho estará in vitro entre 30 e 40 anos. Por quê? Devido à baixa qualidade do esperma masculino, estas são as estatísticas oficiais da Organização Mundial da Saúde. No passado, as pessoas consideravam normal dar à luz três bebês aos 18 anos. Agora, as mulheres começam a pensar em ter um bebê somente após os 40 anos de idade, e isso torna-se difícil sem a fertilização in vitro. Quero dizer, na Europa uma pessoa frequenta um ginásio dentro de 13 anos, depois a universidade segue, depois passa algum tempo para a carreira, finalmente, chega o fim da era reprodutiva.
A vida está crescendo junto com isso. Pushkin descreveu um de seus personagens principais como “um homem de 30 anos”. A mãe de Julieta tinha 28 anos. Agora, as meninas param de ir a boates apenas aos 28 anos. Uma vida média é de 70 anos. Portanto, o significado da medicina reprodutiva aumentará, o número de programas aumentará e o turismo médico também se desenvolverá.
Vamos voltar à pesquisa de doadores e barrigas de aluguer. Existem anúncios de compra de ovos em ônibus locais. Você acha essa situação normal?
Eu tenho minha atitude especial em relação a isso. Os anúncios são colocados pelos nossos revendedores. Eles querem ganhar dinheiro. Não tenho nada contra eles. Quando uma pequena empresa começa, não há muito dinheiro para investir, para construir uma fábrica. Essas pessoas são recrutadores, empresários iniciantes que criam capital inicial. É um absurdo limitá-los. Não podemos forçar os clientes a irem diretamente à clínica, dizendo que um intermediário é inútil, vamos remover essa camada – está errado. Seria melhor deixar as pequenas empresas aparecerem e ganhar dinheiro. Entendo que os anúncios podem ser muito provocadores …
Barrigas de aluguer são oferecidos meio milhão; é uma quantia enorme de dinheiro para os residentes rurais.
Os preços já subiram. Todas as clínicas pagam mais de meio milhão. O custo da doação de óvulos chega a 40 mil por causa de uma certa escassez de doadores. Mães de aluguel participam de nossos programas várias vezes. Existe um substituto de registro em nossa empresa que deu à luz quatro filhos de aluguel. E esse não é o limite, a britânica Carol Horlock deu à luz 15 filhos, o último bebê nasceu aos 48 anos, ela ainda continuará. E isso é normal, porque biologicamente ela pode carregar um bebê aos 60 e 70 anos. O principal é uma boa qualidade dos ovos.
Em relação às mulheres das aldeias … Vivem em uma pequena vila, têm seus próprios filhos, às vezes 3-4 filhos. Na maioria dos casos, eles não têm marido, porque há muito poucos homens em quem confiar nessas regiões. Muitos homens em pequenas aldeias não têm trabalho, devido à falta de locais de trabalho, por isso a maioria deles não pode sustentar suas famílias, beber álcool. A situação é diferente em Kiev, onde os homens tentam se mover rapidamente.
Essas mulheres de pequenas vilas sem maridos recebem um salário muito baixo, o dobro do salário oficial (4000 hryvnas). Essas mulheres são exploradas por 2000 hryvnas. É impossível sustentar uma família para esses ganhos, mesmo tendo uma fazenda subsidiária. Mesmo que ela tricote, gire, faça outra coisa – as máquinas fazem isso mais rápido e mais barato. Mãe de aluguel e doadora de óvulos são empregos bem remunerados, além do fato de uma nova vida estar chegando a este mundo, é algo sagrado.
A legalização, em geral, é uma ferramenta extremamente útil. Sou liberal nos meus pontos de vista e até apóio a legalização da prostituição. Existem menos doenças sexualmente transmissíveis, menor nível de AIDS nos países onde existem, porque essa esfera é controlada pelo estado, não por bandidos.
E quando tudo é ilegal, verifica-se que o próprio Estado constrói corrupção, explicando isso com posições morais.
Obviamente, a pior coisa que assusta todos nesta esfera é a mortalidade infantil. Perdoe-me, uma criança pode morrer nascendo por uma mãe de aluguel ou pela mãe de um bebê, depende de muitos fatores. Além disso, de acordo com as estatísticas da OMS, a taxa de mortalidade materna na Ucrânia é a mais baixa entre todas as áreas populares de barriga de aluguel (Geórgia, Quênia, Nigéria).
Como evitar isso?
Os erros existirão de qualquer maneira. Os médicos cometem erros, mas é impossível impor a pena de morte; caso contrário, os problemas aumentarão; qualquer especialista ficará nervoso com as mãos trêmulas ao remover o apêndice. Admito que o preço desses erros é a vida. Portanto, a responsabilidade é maior. Mas, acredite, a punição não deve ser proibição, deve ser dinheiro.
Introduziria o imposto especial de consumo na barriga de aluguel, para que cada clínica de barriga de aluguel pagasse 100.000 hryvnas por cada forma de afiliação genética usada. A clínica compra 50 formulários e, se algo acontecer, eles serão cancelados.
E a pessoa entende: é necessário seguir protocolos médicos e legais, você não pode seguir um caminho curto, porque a promessa é de 5 milhões de UAH. Você pode salvar 5000 aqui, mas perderá 5.000.000 lá. A conveniência econômica de reduzir o custo está desaparecendo.
Mães de aluguel não devem pagar, com certeza. Os doadores de óvulos não devem pagar, são mulheres pobres. Como representantes do comércio, devemos pagar uma certa quantia em dinheiro por cada certificado. Deixe esse dinheiro ser usado para fins médicos, para o tratamento da infertilidade de nossas mulheres, para pagamento parcial de fertilização in vitro.
Outra vantagem dessa decisão é que esses formulários são estritamente registrados. O formulário está registrado em uma clínica, ninguém pode fingir nada, o gerente da clínica coloca um selo nele, ele chama o cartório. É uma garantia de que ninguém pode atribuir parentesco genético a uma criança ucraniana.
Se esta proposta atender ao interesse de nossa elite, precisamos nos reunir em uma mesa redonda para discutir o assunto. Assim, não se levantará uma questão de benefícios das clínicas reprodutivas: aqui é o benefício que o estado ganha milhões.
De quais países seus clientes vêm? Você mencionou Itália, Alemanha, França, quem mais?
Você ficará surpreso, mas agora até as pessoas da Índia vêm aqui, que é a Meca da barriga de aluguel. Eles podem fazer isso por si mesmos, mas não por estrangeiros. Vários centros foram fechados. Acho que teremos cerca de uma terceira parte dos clientes indianos até 2030.
Quanto custam os programas de barriga de aluguel?
Os preços na Ucrânia variam de 30 a 70 mil dólares, dependendo do pacote, que inclui acomodação, programas, pagamento por uma mãe de aluguel, reuniões e voos. Casais podem ficar aqui por 2-3 meses. Acontece que pagar por uma mãe de aluguel é uma pequena parte do pacote. Os serviços médicos são muito caros, damos uma garantia, definimos a tendência – até cinco tentativas de fertilização. Os programas de barriga de aluguel, é claro, são mais caros que a fertilização in vitro, porque os óvulos da mãe biológica são estimulados separadamente do receptor que vai carregar um bebê. Portanto, os programas são caros, mas não é possível reduzir os preços, apenas para remover serviços adicionais. Ao mesmo tempo, nos EUA, o custo de tais programas chega a 300 mil dólares.
Por que as pessoas escolhem barriga de aluguel em vez de fertilização in vitro?
O assunto está em indicações médicas. Tendo a síndrome de Mayer-Rokitansky-Küster-Hauser, uma mulher nasce sem útero. Às vezes, o útero é removido. Acontece – e isso acontece com mais frequência – que os anticorpos interferem na capacidade de carregar o feto. Se você não pode carregar um bebê sozinho, precisa de outra transportadora. É claro que, se houver uma oportunidade de fazer tratamento com fertilização in vitro, é melhor usá-lo.
Diga-nos, como ocorre o processo de barriga de aluguel?
Primeiro de tudo, um dos pais deve estar geneticamente relacionado a um filho. Os ovos de uma mulher são estimulados e ela toma pílulas anticoncepcionais para que os períodos sejam iniciados após o cancelamento. Uma mãe de aluguel também toma pílulas anticoncepcionais para sincronizar os ciclos. Depois vem a estimulação, a recuperação dos ovos, a coleta de sêmen e, depois, a fertilização. A mãe de aluguel toma remédios que ajudam seu corpo a aceitar embriões e, em seguida, os óvulos fertilizados são transferidos para o útero. Como o bebê não foi concebido naturalmente, uma mãe de aluguel precisa continuar tomando os medicamentos por três meses após a transferência para apoiar a gravidez e evitar um aborto.
Quando uma criança nasce, é obtido um certificado da maternidade e, em seguida, é realizado o teste de DNA em um laboratório independente, a mãe substituta assina uma renúncia reconhecida em cartório dos direitos dos pais, o escritório público do registro emite todos os documentos aos pais pretendidos. Em seguida, o processo da embaixada é iniciado. Todas as embaixadas enviam os testes de DNA para seus países de origem, onde são verificados. Clientes de muitos países são forçados a ficar na Ucrânia por 2-3 meses após o nascimento da criança, já que as embaixadas emitem documentos somente após uma verificação completa de cada caso específico.
O que você, como pessoa com grande experiência, aconselha as gestantes?
Você sabe, a experiência é tão diferente … Primeiro – não tenha medo. Escolha um bom hospital, pesquise na internet informações sobre especialistas que farão o processo de trabalho. Existem muitos ginecologistas e obstetras profissionais e talentosos na Ucrânia.
O principal, talvez, a lembrar é que é melhor não atrasar o nascimento de um filho. Você ainda pode esperar até 30 anos, mas depois, meninas, eu aconselho a todos: não se entreguem! Entendo que a vida moderna faz você seguir uma carreira, mas depois dos 35 anos, ter um bebê pode custar dezenas ou até centenas de vezes mais. No mundo civilizado, uma pessoa recebe US $ 70 mil por ano, isso faz sentido, pelo menos, e é compreensível o porquê. Nossos salários não valem a pena, por isso é melhor não se incomodar com esse assunto.
Mais distante. Antes de fazer um aborto, pense cem vezes. Obviamente, o apoio estatal é importante aqui, pois até o pacote atual para as mães já é um grande passo em frente e, se você conseguir introduzir um imposto especial para as clínicas, esse dinheiro poderá ser enviado para mulheres em situação difícil.
Entrevistado por Dmitry Bunetskiy, especialmente para Delo.ua
A referência a fonte:
https://delo.ua/business/globalizacija-eto-eskalator-on-dvizhetsja-vniz-358993