FIV, doação de óvulos e barriga de aluguel. Tudo o que você precisa saber dos especialistas da Biotexcom
Mais e mais casais em todo o mundo enfrentam o problema da infertilidade. Incluindo na Romênia.
Oleh, um dos gerentes principais do Centro de Reprodução Humana Biotexcom, e Olha, gerente sênior do departamento romeno, concordaram em se reunir conosco hoje e discutir questões como características de FIV, doação de óvulos e, em particular, barriga de aluguel. Esperamos que os leitores do nosso site desprecopii.com aprendam muitas informações novas e úteis para eles, talvez até encontrem uma solução para um problema que há muito tempo impede a concepção de uma criança.
Correspondente: Para dizer a verdade, descobri a existência da clínica Biotexcom no fórum de infertilidade – «Desprecopii». Você poderia nos contar agora em termos simples sobre a Biotexcom com mais detalhes e com que propósito você está aqui hoje em Bucareste?
Oleh: A Biotexcom é uma grande empresa com sede em Kiev, com mais de 400 funcionários. Lutamos contra a infertilidade e ajudamos nossos pacientes com sucesso há mais de 10 anos. Cooperamos com Olha: Na Bélgica e na Itália, existem clínicas e laboratórios com os quais a Biotexcom colabora com sucesso. Começamos a trabalhar com a Romênia há oito anos. Vale ressaltar que aqui eles são bastante céticos em relação à barriga de aluguel, uma vez que ainda não existe uma legislação clara que permita ou proíba esse processo.
Oleh: Começamos muito modestamente, com uma pequena clínica, desenvolvemos ao longo dos anos e continuamos a fazê-lo; agora a Biotexcom é uma empresa no sentido amplo da palavra, com sua própria logística, clínicas, espaços de convivência, além de nossos próprios carros e motoristas. Nós fornecemos tudo o que nossos pacientes precisam, desde o momento em que nos contataram até o momento em que um casal deixa nosso país com a criança com a qual sonhava.
A empresa também promove um estilo de vida saudável por meio do esporte, pois apoiamos equipes de jiu-jitsu ucranianas, ajudando-as a obter resultados esportivos muito altos e atletas – para avançar na carreira profissional.
Você pode encontrar muitas informações em nosso site e na Internet. Quando os jornalistas da Euronews estiveram em nossa clínica com uma câmera escondida e filmaram momentos diferentes, você pode encontrar este vídeo no YouTube. A Espanha nos chama “o ventre da Europa”. Também em alguns fóruns são publicados vídeos e fotos sobre a experiência de casais que não podiam ter filhos por muito tempo, mas em nossa clínica essas pessoas encontraram uma solução. Cada casal faz parte da história de nossa clínica e, para cada um deles, mostramos não apenas profissionalismo, mas também apoio moral.
Correspondente: Um dos serviços da clínica é FIV (fertilização in vitro), e não apenas com o uso de óvulos próprios, mas também com óvulos doadores. O que é isso? Quem são os doadores desses óvulos?
Oleh: Note-se que a maioria dos casais que nos procuram tem mais de 40 anos. Nesse contexto, as chances de conceber um bebê são naturalmente muito baixas devido ao envelhecimento fisiológico dos óvulos, e também sabemos sobre o acúmulo de várias mutações na célula humana, que provavelmente são herdadas pelo bebê. Em nossas listas, existem mais de 700 mulheres jovens que foram submetidas a exames e receberam uma boa avaliação médica em nosso centro e que atendem a todos os critérios de saúde necessários. Na Biotexcom, você pode escolher vários doadores, dentre os quais um é o principal e o restante – apenas para garantir a segurança. Os doadores sofrem estimulação hormonal, após o que ovulam 15 a 20 ovos.
Olha: Este procedimento, ou seja, a fase de fertilização do ovo é realizada apenas com material fresco. Não congelamos os ovos, pois está provado que, nesse caso, as chances de fertilização e desenvolvimento de um embrião de boa qualidade são bastante reduzidas. É importante ter em mente que o processo de estimulação é controlado pelo próprio médico e a estimulação ovariana é realizada apenas de acordo com as normas médicas.
Correspondente: Outro serviço da sua clínica é um programa de barriga de aluguel. Seria muito interessante e útil para nós e nossos leitores descobrir como tudo acontece. Quais são os critérios para a seleção de mães de aluguel?
Oleh: Digamos que, se o casal teve uma tentativa de fertilização clássica in vitro com óvulos doadores, faz sentido oferecer a esses casais o programa de barriga de aluguel. Uma condição obrigatória é que o casal seja tradicional, isto é, homem e mulher, e seu casamento seja oficialmente registrado. Outra condição é a disponibilidade de evidências médicas de que elas não podem engravidar naturalmente. É importante que a doadora e a mãe de aluguel tenham pelo menos um filho para participar do programa.
Olha: Agimos de acordo com a legislação ucraniana: duas tentativas através do método clássico de fertilização in vitro, depois através de óvulos de doadores e, finalmente, a opção de barriga de aluguel. Como mencionado acima, a mãe de aluguel deve ter pelo menos um filho e não ter maus hábitos. Em nossa clínica, realizamos um exame detalhado de forma obrigatória para garantir que o embrião obtido do óvulo doador e do esperma do marido possa ser implantado e se desenvolver normalmente.
Oleh: Nossos casais podem conhecer a mãe de aluguel somente depois de se certificar de que a gravidez está indo bem e de que não há complicações. Eles podem estar presentes no monitoramento da gravidez da mãe de aluguel e durante o ultra-som. Os pais são constantemente informados sobre a saúde de seu futuro bebê e da mãe de aluguel.
Olha: Sabemos que na Romênia, os médicos preferem mais a cesariana, mas praticamos o parto natural e a cesariana apenas se o médico o recomendar.
Oleh: No site oficial da clínica, você pode assistir a um vídeo sobre como as mães passam o tempo conosco na clínica. Você pode aprender muito ao assistir ao vídeo.
Olha: Existem casais que querem um bebê, outros querem gêmeos, e alguns escolhem o sexo do futuro bebê. Nós fazemos tudo isso.
Correspondent: Uau, vocês podem até escolher o sexo do feto ?!
Oleh: Sim, é possível. Se o casal quer uma menina, então transferimos as meninas. Se o casal quer um menino, então transferimos os meninos. Esse padrão não se aplica a gêmeos. Embora 90% das aplicações sejam meninos, as meninas têm as maiores taxas de sucesso.
Correspondente: Conte-nos como o processo de barriga de aluguel é legalmente desenvolvido? A lei permite que os bebês sejam registrados diretamente no sobrenome de seus pais?
Oleh: Nos documentos de registro, um bebê pertence apenas ao casal. Uma mãe de aluguel não aparece nos documentos.
Olha: De acordo com as leis da Ucrânia e da Romênia, um dos pais deve ter um relacionamento genético com o bebê. O casal deve se casar oficialmente, na certidão de nascimento ucraniana (desde que nasceu no país onde a clínica está localizada), eles são registrados como pais, independentemente de sua nacionalidade. Por outro lado, a mãe de aluguel assina uma entrega do bebê. Caso ela seja casada, o marido também assina a entrega do bebê e eles reconhecem os pais genéticos e não reclamam do recém-nascido. Após a alta do hospital, a mãe de aluguel assina um documento indicando que renuncia voluntariamente aos direitos do bebê em favor do casal que é o pai biológico do bebê.
Oleh: Então os pais recebem uma certidão de nascimento e, juntamente com a criança, um cidadão da Romênia, podem voltar para casa na Romênia.
Correspondente: Os cônjuges devem ir à embaixada romena na Ucrânia?
Olha: Acompanhamos o casal e preparamos os documentos necessários. Depois que o bebê obtém a certidão de nascimento no Vital Records Office, registramos on-line na embaixada.
Oleh: Um teste de DNA também é necessário não apenas para a preparação de documentos, mas também para os próprios pais.
Correspondente: Como esses documentos na Ucrânia cumprem a legislação atual da Romênia? Os filhos deste casal são reconhecidos pela legislação da Romênia ou devem executar outros procedimentos legais aqui no país?
Oleh: Como eu disse, enquanto o procedimento está sendo realizado no território da Ucrânia, a legislação do nosso país deve ser respeitada. Todos os documentos são traduzidos do ucraniano para o romeno e certificados por um notário. Legalmente, com o nascimento do bebê, o casal é reconhecido como pai legal e o bebê já é cidadão da Romênia. A Biotexcom cuida da preparação de todos os documentos necessários e de sua tradução.
Correspondente: Assim, o BIOTEXCOM é uma chance para casais que sonham com seu próprio filho! Quais são as chances de sucesso com a TARV, ou seja, a fertilização in vitro?
Oleh: Obviamente, mantemos nossas estatísticas e, por exemplo, em 2019, de janeiro a setembro, alcançamos um sucesso de 74% com a primeira tentativa de ovos de doadores. Com ovo próprio, a porcentagem é menor e chega a 65%. O objetivo da nossa clínica é que um casal volte para casa com um ou dois filhos saudáveis.
Olha: Oferecemos duas tentativas com seus próprios ovos. Se o procedimento for realizado com óvulos doadores, o número de tentativas é ilimitado, ou seja, até a gravidez chegar.
Correspondente: A clínica está localizada em Kiev, isso significa que os casais que desejam usar seus serviços devem viajar para Kiev? Existem tradutores para clientes da Romênia?
Oleh: Isso é verdade. Tudo é realizado em Kiev. Temos muitos departamentos, incluindo um romeno que trabalha com pacientes da Romênia. Nossos clientes desfrutam de todos os serviços da empresa, nós os buscamos no aeroporto, os acomodamos, realizamos todos os exames médicos e ajudamos a tornar seu sonho realidade.
Correspondente: Ou seja, você oferece acomodação para casais romenos?
Oleh: Isso mesmo. Casais vivem em apartamentos de pelo menos 50 metros quadrados, existem restaurantes nas proximidades. Nós fornecemos um pediatra para bebês, um playground para os pequenos, também um quarto para crianças, onde é possível deixar o bebê por várias horas.
Correspondente: Gostamos de ouvir histórias felizes! Por favor, diga-nos um deles.
Oleh: Quero contar uma história sobre uma mulher romena que antes da chegada ao Biotex teve 15 tentativas de fertilização in vitro com ovos obtidos na Romênia, Grécia, Espanha. A cada vez, ocorreram abortos espontâneos após 7 semanas ou mais de gravidez. Quando ouviram falar da nossa clínica, disseram imediatamente que queriam ir à barriga de aluguel, então nosso médico recomendou que tentassem fazer a fertilização in vitro novamente e parir de forma independente. A mulher fez a estimulação de acordo com o nosso protocolo, após o qual transferiram três embriões. Alguns dias antes do Ano Novo, ela me ligou e disse que a gravidez havia falhado novamente. Eu senti muito por ela. Ainda havia o risco de aborto. Eles começaram a planejar o programa de barriga de aluguel, mas uma semana depois ela me ligou novamente e me disse que estava grávida. Dos três embriões, um saiu com um coágulo sanguíneo, mas dois permaneceram. Hoje, Dana, mãe que mora em Bucareste, tem duas meninas saudáveis entre 7 e 8 anos, fabricadas na Ucrânia. (Sorrir)
Olha: Muitos casais pensam que não há mais chances; eles acreditam que tentaram todas as opções e desistem. É importante confiar em nós e nos médicos. Dessa forma, mais cedo ou mais tarde eles terão sucesso. Assinamos o contrato somente se o casal conscientemente decidir ter um bebê e assumir total responsabilidade por ele, e se eles também perceberem que terão que percorrer um longo caminho e esperar.
Oleh: Devido ao aumento da demanda de setembro a novembro, paramos de assinar novos contratos para participação no programa. Agora, os casais se registram para 2020.
Correspondente: Em 3 de novembro, você também teve uma conferência em Bucareste. Qual foi o seu propósito?
Olha: A conferência teve caráter informativo e foi dirigida aos casais que não puderam visitar nossa clínica em Kiev. Respondi às perguntas: Quais etapas eles devem seguir? O que os espera? Ou quanto tempo eles devem esperar?
Oleh: Era importante nos encontrarmos pessoalmente com casais que têm um problema aqui na Romênia, pois não temos um escritório de representação neste país. Mais de 70 casais participaram da conferência e, embora estejamos próximos da Romênia, foi importante que nós dois nos encontrássemos pessoalmente.
Correspondente: Há quanto tempo a Biotexcom trabalha com casais na Romênia?
Oleh: Durante oito anos, aproximadamente 1.000 casais de cidadãos romenos, independentemente de morarem no país ou não, solicitaram o registro para programas de barriga de aluguel e mais de 2.500 para o programa de fertilização in vitro.
Correspondente: Visitando o site oficial da sua clínica, entendemos que pacientes de diferentes países do mundo vêm até você. Você pode nos contar mais sobre isso?
Oleh: Os chineses vêm até nós de ônibus. Eles são nossos pacientes, a maioria deles quer meninos. Sim, temos pacientes de todo o mundo. Canadá, EUA, China, Índia, Espanha, Alemanha, Austrália, Japão, Portugal, Argélia.
Olha: de todo o mundo. Argentina, Brasil.
Oleh: Somos frequentemente recomendados por casais que já voltam para casa com um filho. Havia informações sobre a Biotex na mídia, em vários sites, em jornais ou reportagens em vídeo de alguns canais de televisão conhecidos..
Correspondente: Que problemas seus pacientes enfrentam com mais frequência?
Olha: Quando você não é capaz de conceber desde a primeira vez ou a gravidez falha.
Oleh: Muitos casais não entendem direito o que esse procedimento implica. Eles estão com pressa, esperando obter os resultados o mais rápido possível. Mas eles precisam ser explicados que, se quiserem um resultado positivo, devem ser pacientes. Temos muitos pedidos e uma longa lista de casais esperando para se tornarem pais.
Correspondente: Sou muito grato pelo seu tempo e, afinal, gostaria que você desejasse algo aos casais que planejam usar os serviços da BioTexCom.
Olha: Seja paciente. Se um casal está nervoso, ele nem consegue responder nas perguntas.
Oleh: Confie em nós. Temos um slogan: não há infertilidade absoluta! Juntamente conosco, você encontrará a solução ideal muito mais rapidamente!
A referência a fonte:
https://www.desprecopii.com/info-id-24959-nm-FIV-donare-de-ovocite-si-mama-surogat-tot-ce-trebuie-sa-stii-de-la-specialistii-de-la-BIOTEXCOM.htm