A doação mitocondrial: a possibilidade de ser a mãe na idade de 40+
A doação mitocondrial ou terapêutica substitutiva das mitocôndrias é um das métodos inovadoros de tratamento da infertilidade. Esse programa é relevante para as mulheres da idade 40 anos, que trataram infertilidade por meio de FIV(fertilização em vitro), mas sem sucesso.
Essas mulheres têm atividade funcional baixa das mitocôndrias, o elemento importante para qualquer célula(inclusive oócitos). Por isso a doação das mitocôndrias, o procedimento que é usado caso tratamento de infertilidade na clínica reprodutiva Biotexcom, é uma possibilidade para as mulheres dar à luz a um bebê, quem terá elo genético com ela e o marido(parceiro)dela. Mas primeiramente, esclarecemos o que são as mitocôndrias, que frequentamente são chamados estações de energia de célula por causa da sua capacidade transformar as moléculas de nutrientes em energia. As mitocôndrias fornecem as células(inclusive óvulos) com energia necessária para funcionamento normal e consistem em duas membranas(interior e exterior), e ainda contêm o material próprio hereditário na forma de ADN(DNA).
Por quê esse procedimento é actual para as mulheres de idade reprodutiva mais velha? Porque para engravidar a mulher tem de restaurar as mitocôndrias primeiramente dos oócitos, nomeadamente óvulos, a quantidade de que diminue com idade. Se os óvulos femininos não têm bastante mitocôndrias activas, tornar-se mãe é possível usando doação mitocondrial e FIV.
Os endocronologistas reprodutivos buscam doadoras dos óvulos, que têm atividade funcional alta das mitocôndrias para a paciente, que quer engravidar. As mitocôndrias saudáveis são levados do óvulo doado, são integrados com óvulos da paciente e após são fertilizados com esperma do esposo(parceiro) in vitro. O embrião saudável depois é transferido para o útero da mulher.
Assim a doação mitocondrial é tecnologia de reprodução assistida, por meio da qual a mulher estéril pode carregar e dar à luz a bebê com sucesso!