A doação de mitocôndrias: é uma oportunidade de casais adultos para serem pais de um bebê saudável

Alguns casais que não têm filhos, em particular maiores de 40 anos, que estão a procurar ser os pais através de fertilização in vitro (FIV) fracassam. E porque é que a ênfase se põe exatamente na idade de pacientes maiores de quarenta anos? Porque segundo às estatitisticas médicas é confirmado que na idade de 40 ou 45 anos para uma mulher é muito mais difícil não só se engravidar mas também gerar um bebê saudável.

Com a idade, há menos possibilidades de mulheres se engravidarem

Este facto não quer dizer que é absolutamente perigoso para uma mulher maior de 40 anos ficar gravida e dar à luz: centenas de mães adultas e felizes são uma prova disso. No entanto, com a idade a reserva ovariana de uma mulher diminue-se (a coisa que se chama a reserva de óvulos-ovócitos saudáveis) que reduz as possibilidades de ficar gravida. Além desta questão, em algumas pacientes adultas que não conseguiram engravidar-se pelo meio de FIV existe uma baixa atividade mitocondrial. Estas organelas são os elementos mais importantes de quaisquer células.
Os óvulos, as células genitais femininas, também não podem fazer sem mitocôndrias funcionais que por sua vez náo só fornecem a energia a ovócitos mas que também têm o seu material próprio de ADN hereditário. Durante a deficiência de mitocôndrias activas e funcionais nos óvulos femininos frequentamente mesmo um embrião saudável, transferido no útero de mulher, não sobrevive e a gravidez não se vem. Neste caso a FIV de sucesso é possível usando as mitocôndrias de doadoras.

Em que a doação de mitocôndrias se baseia

A doação de mitocôndrias também conhecido como o “método de três pais”: o procedimento baseia-se na transplantação de mitocôndrias de uma mulher-doadora para o óvulo da paciente que se queira engravidar que, depois, é fertilizado in vitro – “em frasco” com o esperma do marido ou parceiro.
E isso é por que durante uma deficiência de mitocôndrias activas e funcionais nos óvulos femininos, recomenda-se para uma paciente a doação mitocondrial, o procedimento que se usa no tratamento de infertilidade na clínica de reprodução humana BioTexCom. As mitocôndrias saudáveis de doadora integram-se com as células de paciente, são fertilizados e, depois, o embrião saudável põe-se no útero de uma mulher.

A alternativa à maternidade de substituição e uma garantia do nascimento de bebê saudável

Esta tecnologia reprodutiva também é um método de FIV qual dá uma possibilidade a famílias de terem os filhos geneticamente saudáveis. Uma vez que durante a doação mitocondrial usa-se o óvulo da mulher-doadora que não contém as mitocôndrias defeituosas. Este método também é recomendado para as mulheres com uma alta probabilidade do desenvolvimento as mutações no ADN mitocondrial e doenças graves subsequentes do seu bebê futuro. E, portanto, a doação mitocondrial não só ajuda à mulher infértil a ficar mãe mas também a excluir uma série de doenças genéticas. Com a ajuda da doação de mitocôndrias a mulher pode carregar e dar à luz ao bebê por si mesma sem recorrer à maternidade de substituição!